Como limpar móveis de MDF

Um material leve, muito prático, com ótima relação custo-benefício e que está em grande parte dos lares brasileiros. Esse é o MDF (Medium Density Fiberboard), material de uso em larga escala, mas que apresenta especificidades que precisam ser observadas na hora da limpeza, para evitar danos ao material e garantir sua durabilidade.

No post de hoje listaremos algumas dicas para garantir a limpeza e a integridade do seu móvel em MDF.

LIMPEZA REGULAR
Nesse caso não há necessidade de produtos de limpeza. Trata-se apenas de retirar a poeira e eventuais sujeiras que possam aderir ao material. Um pano úmido - torcido até que não escorra mais líquidos - seguido de um pano seco são as melhores pedidas para este caso.

LIMPEZA QUINZENAL
A cada 15 dias é recomendado um trato mais pesado para evitar o acúmulo da sujeira. O ideal é preparar uma solução caseira na proporção de um litro de água para uma colher de detergente neutro, aplicada com um pano. Logo em seguida, passar um pano seco. Para o acabamento pode ser utilizado também um lustra-móveis à base de silicone incolor.

REMOVENDO MANCHAS
Além da limpeza regular, pode ocorrer a necessidade de uma limpeza reparadora, para remover eventuais manchas.
Caneta - Para riscos de caneta, faça uso de um pano com álcool seguido de um pano úmido.
Gordura - Pano com água e detergente neutro, seguido de pano seco, devem resolver.
Esmalte - Acetona sobre a mancha, seguido de pano úmido.
Mofo - Solução de água sanitária diluída em água deve resolver. Observe a proporção de 50 ml para 1 litro de água.

No caso das manchas é sempre importante fazer o procedimento o quanto antes possível. Quanto mais tempo passar, mais o móvel absorve a sujeira e mais difícil fica sua completa remoção.